Skip to content Skip to footer

Escola de Música

O Centro Cultural através desta Escola proporciona um ensino de Educação Musical, seguindo a metodologia e processos pedagógicos ministrados nos Conservatórios. Nela se ensina a Iniciação Musical, o Solfejo e a aprendizagem de instrumentos de cordas, teclas, percussão e sopro (piano, acordeão, órgão, concertina, guitarra clássica, guitarra baixo, guitarra elétrica, cavaquinho, saxofone). Tem atualmente 100 alunos de todas as idades. As aulas são de cinquenta minutos semanais por aluno e vão até as 20 horas de segunda a sexta-feira. Os professores são: Helena Rodrigues, Vera Oliveira, Paulo Pereira, Rui Dias, Jorge Martins, André Vaz, Marta Duarte e Gustavo Delgado Jr.

Ballet e Dança Moderna

Esta atividade visa fundamentalmente ocupar os mais jovens nos seus tempos livres, procurando desenvolver a sua expressividade e criatividade e, ao mesmo tempo, sensibilizar para os valores estéticos. Este ano frequentam nas diferentes classes 115 alunos. As aulas são diárias e variam consoante o grau de aprendizagem. Os horários vão até às 20 horas de segunda a sexta-feira. É sua professora Teresa Cristina Ferreira Carvalho Simões Pais.

Orfeão

Composto por 35 elementos, procura divulgar e cultivar a música popular e a erudita. Tem atuado em inúmeras localidades do País e estrangeiro (Espanha, França e Bélgica). Tem participado em vários Encontros de Coros a nível Regional, Nacional e Internacional. Organizou 20 Encontros de Coros na Cidade da Guarda. É seu Maestro o Dr. Gustavo Humberto Delgado.

Rancho Folclórico​

Rancho Folclórico

O Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda, foi fundado em 1967. Tem procurado ser mensageiro do Folclore da Região Serrana, tentando pesquisar, preservar e interpretar recolhas feitas na nossa região e terras raianas. São da zona da Serra da Estrela a maioria das canções e danças que enriquecem o seu repertório, quais autênticas joias incrustadas nas tradições e viver da nossa gente. É representativo e bem característico na mensagem de alegria e vivência quotidiana de gerações que nos legaram tão rico espólio cultural. É particularmente caraterística desta região a Danca de Roda, que normalmente se insere na coreografia diversa e engenhosa de quase todas as danças. Tipicamente serrano é também o seu traje, representativo dos Pastores e Antigas Aguadeiras da cidade da Guarda. É formado por tocadores, cantadores, dançadores e figurantes que atingem 40 elementos. Atua em todo o País em inúmeros Festivais, Nacionais e Internacionais de Folclore e no Estrangeiro nomeadamente, Espanha, França, Alemanha e Bélgica. Esteve também durante uma semana na Madeira, onde atuou em várias localidades daquela Ilha em 1996 e 2016. Promoveu e organizou 39 Festivais Nacionais de Folclore e 2 Internacionais na cidade da Guarda. Tem dois discos gravados em 45 R.P.M., e um CD e Cassete gravados em 2001.

Cantar Tradição

O Coro Sénior do Centro Cultural da Guarda teve o seu início de atividade no dia 14 de fevereiro de 2008 e desde então participa em diversos concertos. Constituído por 25 elementos, o Coro apresenta-se com vozes masculinas e femininas e uma pequena orquestra típica, parte integrante do Coro constituída por acordeão, banjos, reco-reco , pandeireta, bombo e ferrinhos. Dirigido pela Maestrina Andrea Soares, licenciada em Música, o coro Sénior pretende ser uma mais-valia para a divulgação da música tradicional portuguesa, não só da região como também do resto do País, evidenciando muita alegria e boa disposição em cada atuação em que se apresenta.

Conjunto Típico "Rosinha"

O Conjunto Rosinha do Centro Cultural da Guarda, nasce em 1975, entre elementos que integravam na altura e ainda hoje, a cantata do Rancho Folclórico desta mesma coletividade. Atualmente fazem parte do grupo 10 elementos, e o seu repertório engloba toda a música ligeira Portuguesa, popular e tradicional. É também grupo de “janeiras”, por altura do natal aos Reis, não deixando assim quebrar velhas tradições Beirãs. Com as suas músicas e cantigas populares, participa em vários espetáculos, nomeadamente Encontros de Música Tradicional Portuguesa, festas de beneficência e de Natal pelo Distrito e fora dele, bem como no estrangeiro, nomeadamente, França, Alemanha e Bélgica.

Coro Infantil e Juvenil

O Coro Infantil e Juvenil nasceu em 1986. Depois de alguns anos sem atividade, o CCG sentiu necessidade de retomar este projeto que proporcionará às nossas crianças e jovens, educação e sensibilidade para a música, descobrindo e valorizando o património musical português, já que o repertório englobará peças de várias épocas. Constituído presentemente por 25 elementos, com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos, está a cargo das professoras Helena Rodrigues e Vera Oliveira.

Conjunto Sessenta Cinco Estrelas

Iniciou a sua atividade no ano de 2005. Dois Amigos (José Augusto – voz e ritmo) e (José Júlio – viola, baixo e voz), deram início à construção do agora chamado “Grupo SESSENTA-CINCO Estrelas.
Mais tarde, juntou-se a este duo, (António Leitão – viola e baixo), (Luis Almeida – bateria), (Michel Patrick – viola solo), (Ricardo Campos, ficou encantado com a ideia. E propôs ao Grupo, a (Inês Fonseca) para as teclas.
Em 2007, aconteceu a aparição do Grupo, no Centro Cultural da Guarda, devido às ligações do elemento (José Augusto), com o CCG na década de
60, ainda na rua Direita.
Deslocaram-se então ao CCG, propor à Direção, a integração do Grupo no Centro Cultural da Guarda. O qual, perdura até aos dias de hoje.